17/10/2018

Cliente Delfa | Empreendedora mineira é finalista do Prêmio Empretec Women 2018

A mineira Rosana Marques é uma das 10 finalistas do Prêmio Empretec Women in Business Awards 2018, conferido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio (Unctad). Fundadora da Ouseuse, uma confecção de moda íntima de Juruaia, no Sul de Minas, a empresária é a terceira empreendedora do país a chegar à final. A vencedora será conhecida no dia 25 outubro, em Genebra, na Suíça.

Rosana começou seu negócio em 1994, quando vendia roupas em uma pequena loja na cidade. Na época, a empreendedora percebeu uma dificuldade em concluir algumas vendas por causa da ausência de lingeries que pudessem complementar alguns looks. Diante disso, Rosana, ao lado de um irmão, deu início à Ouseuse. “Começamos vendendo para estudantes que revendiam nossos produtos para custear os seus estudos.”.

O negócio deu certo e hoje contribui para a geração de cerca de 200 postos de trabalho, de forma direta ou indireta. A empresa da pequena cidade mineira atende atualmente todo o país e trabalha para se consolidar também no exterior. A Ouseuse já participou de eventos em diferentes países, como França e Estados Unidos, onde marcou presença na Fashion Week, em Nova York.

O crescimento da empresa também ajudou no desenvolvimento da região. Ao lado de outros empreendedores, Rosana Marques criou a Associação Comercial e Industrial de Juruaia e formou um polo de fabricação de lingeries e moda de praia na região. “A primeira marca sempre é Juruaia. Falo que temos uma concorrência colaborativa. A gente concorre mas ao mesmo tempo estamos unidos para fazer as coisas acontecerem. Porque assim as nossas empresas crescem juntas.”

A iniciativa resultou, por exemplo, na criação da Felinju, uma das maiores feiras de moda íntima do país e que neste ano chegou à sua 22ª edição. Mais do que um evento de moda, a feira já se consolidou como um ambiente de negócios, fortalecendo pequenas, médias e grandes empresas do segmento.

Empreendedorismo feminino

Além das iniciativas para fortalecer a região, Rosana Marques  atua fortemente para ampliar o papel da mulher no mundo do empreendedorismo. “Aqui em Juruaia nós temos esse espaço. Costumamos dizer que as mulheres são as protagonistas da economia da cidade”, comenta a empresária, integrante do grupo Mulheres do Brasil e diretora do Conselho Nacional da Mulher Empresária.

Finalista no Prêmio Empretec Women in Business Awards 2018, a mineira já foi contemplada em outras premiações, como a Winning Women Brasil, da Ernst & Young. Apesar disso, Rosana não esconde a emoção de estar na final de mais uma competição. “É um orgulho! É um reconhecimento muito grande. Isso motiva a gente a querer fazer mais e melhor. É uma inspiração para continuar meu negócio.”

As 10 finalistas disputaram com outras 50 concorrentes de 19 países. Além da brasileira, estão na final candidatas do Equador, Uruguai, Jordânia, Venezuela, Gâmbia, Índia, Uganda, Zâmbia e Moçambique. As três primeiras colocadas ganharão um curso de Marketing Digital pelo IMD Lausanne, na França, com mentoria da MBA Business School Grenoble.

Para o futuro, a empreendedora mineira espera ver seu trabalho gerando ainda mais impacto na comunidade. “Quero crescer meu negócio, continuar empreendendo, deixar uma história e fazer muito pelo empreendedorismo e pelas mulheres. Acho que não vou parar nunca. Sou movida a isso”, conclui.

A Delfa têm um enorme prazer de fazer parte desse sucesso! Uma parceria de muita confiança e qualidade! Parabéns a toda a equipe da OUSEUSE #CLIENTEDELFA